
Você já ouviu falar da rede subterrânea que conecta as árvores de uma floresta?
Então vamos lá…
À primeira vista, cada árvore parece existir por conta própria, certo? Mas, sob a terra, raízes e fungos formam uma complexa rede de comunicação e troca. Nutrientes circulam. Sinais de alerta são compartilhados. Árvores mais antigas sustentam as mais jovens.
Nada acontece isoladamente. Nada.
E acho que saber disso, faz com que essa imagem me atravesse tanto.
Se pararmos para observar, gastamos muito tempo, e bota tempo nisso, tentando organizar a vida em compartimentos.
A maternidade de um lado.
O trabalho de outro.
Os relacionamentos em mais uma prateleira.
O corpo.
As emoções.
A espiritualidade.
Os ciclos de chegada, crescimento, perda e recomeço.
Mas a vida não acontece assim.
A mulher que nasce quando um filho nasce também atravessa a adolescência dele.
A mãe que aprende a soltar descobre partes de si que ainda precisam amadurecer.
O corpo expressa o que a alma silencia.
As relações revelam o que ainda não vimos em nós.
Os encontros transformam caminhos inteiros…
Cada fase conversa com a anterior.
Cada experiência prepara a próxima.
Cada pessoa que passa por nós deixa algo que continua reverberando.
E sabe o que eu sinto? Quando começamos a perceber essas conexões, a forma de caminhar muda.
Porque amadurecer não tem me parecido uma questão de acumular respostas. Tem me parecido muito mais uma questão de reconhecer, de enxergar com cada vez mais clareza, que tudo pertence à mesma trama.
E que tudo está amorosamente interconectado. ✨
Que este seja um espaço de encontro.
Com a vida.
Com os outros.
E consigo mesmo.
Com respeito aos que chegam.
Aos que crescem.
E aos que amadurecem.
Cheguei.

Compartilhe com quem
também vai gostar!


















